top of page

Faça já sua matrícula na próxima turma!

Carga horária

24 horas/aula 

Local do curso

SEPN 509, Bloco B, 4˚ Andar, Edifício Contag, Asa Norte, Brasília - DF

Atenção!

Vagas esgotadas! Em breve maiores informações sobre a nova turma.

Metodologia

Aulas expositivas ministradas de forma presencial

O ORÇAMENTO PÚBLICO COM ENFOQUE NOS INSTRUMENTOS DE ENFRENTAMENTO À RESTRIÇÃO ORÇAMENTÁRIA

Descrição:

Este treinamento tem por objetivo a atualização e aperfeiçoamento de seus participantes, proporcionando uma visão integrada das finanças públicas e oferecendo o suporte necessário para o eficiente desempenho das suas atividades. Ao lado de uma abordagem produtiva e consistente das rotinas da área, a programação evidencia instrumentos possíveis de racionalização de gastos públicos frente à austeridade orçamentária enfrentada pelas três esferas governamentais, em especial, no caso do governo federal, após a edição da Emenda Constitucional que impôs novo regime fiscal ao setor público federal. Aborda, ainda, a consolidação do novo Modelo de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, mais gerencial e aderente às normas internacionais de administração financeira. Objetiva, também, discutir a importância da gestão responsável em conformidade com as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal no sentido de que os recursos públicos sejam empregados sempre voltados para o impacto social positivo.

marcelo barros.jpg

Marcelo Barros Marques

 

Doutorando em Economia. Mestre em Economia pela Universidade Católica de Brasília. É Especialista em Auditoria Interna e Externa, com habilitação em docência superior. Bacharel em Economia pelo Centro Universitário de Brasília (1997) e Técnico em Administração. É Analista Judiciário do Tribunal Superior do Trabalho, atualmente exerce o cargo de Subsecretário de Programação Orçamentária e Financeira do Conselho da Justiça Federal. É professor do curso de contabilidade e de MBA em gestão pública na Universidade Católica de Brasília. É integrante das bancas de graduação dos cursos de contabilidade, economia e de gestão financeira. Foi assessor-chefe de Planejamento, Orçamento e Finanças do Conselho Superior da Justiça do Trabalho. Já ministrou cursos sobre Orçamento Público, Execução Orçamentária e SIAFI Gerencial (16 turmas formadas) no Tribunal Superior do Trabalho, Tesouro Gerencial (Conselho da Justiça Federal e Universidade Federal do Amapá), sobre execução orçamentária em diversos órgãos do Poder Judiciário (STF, CJF, TSE, TST, TRTs e TRFs). 

Informações

Público-alvo:

 Gestores, técnicos, estudantes e demais profissionais de áreas afins à administração financeira e orçamentária governamental.

bottom of page